Entenda a ligação do transporte público com a inteligência artificial
Você com certeza já deve ter ouvido falar em inteligência artificial (IA). Mas você sabe realmente do que se trata?
Definida como a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano, o que implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas, a inteligência artificial visa melhorar o desempenho e a produtividade das empresas, automatizando processos ou tarefas que antes exigiam energia humana.
Diante disso e dos resultados positivos já comprovados, algumas cidades brasileiras já começaram a adotar a inteligência artificial no transporte público.
Como a IA pode beneficiar no transporte público
A ligação entre o transporte público e a inteligência artificial representa um avanço significativo na busca por soluções mais eficientes, sustentáveis e convenientes para as necessidades de mobilidade urbana das cidades modernas.
Isto porque a inteligência artificial no transporte melhora a eficiência operacional e a experiência do usuário de maneira sem precedentes.
Um dos principais benefícios da IA é a otimização das operações. Algoritmos de inteligência artificial podem analisar dados em tempo real, como informações de tráfego, condições climáticas e demanda dos passageiros, para ajustar as rotas e horários dos transportes de maneira dinâmica. Isso não apenas reduz o tempo de espera dos passageiros, mas também ajuda a evitar congestionamentos e a otimizar o uso da frota.
Nesse sentido, a IA pode contribuir inclusive para reconquistar os passageiros que trocaram os ônibus por seus carros particulares. “Estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade. Este é um dos aspectos mais significativos para entender a perda de passageiro: presos no trânsito comum os ônibus perdem velocidade comercial, o que compromete a rapidez das viagens e, consequentemente, o tempo de espera no ponto deixa de ser previsível afetando a confiabilidade do serviço, explica o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.
De olho nisso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre em colaboração com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), lançou neste mês de agosto, um avançado software movido por inteligência artificial para a gestão do transporte coletivo de passageiros. O objetivo é gerenciar sua frota de ônibus de forma mais eficiente e confiável, beneficiando cerca de 2,8 milhões de viagens anuais.
Com essa tecnologia, a capital gaúcha pretende colocar 100% de sua frota de ônibus com inteligência artificial, melhorando ainda, a experiência da malha de ônibus e o trabalho dos motoristas.
Os benefícios da IA não param por aí. Ela ainda contribui para a segurança dos sistemas de transporte público. Por exemplo, sistemas de monitoramento inteligente podem identificar comportamentos anormais ou situações de risco, como invasões de faixa ou pedestres em áreas restritas. Esses sistemas podem acionar alertas ou até mesmo tomar medidas preventivas para evitar acidentes.
A sustentabilidade também é um ponto-chave. A inteligência artificial pode ajudar a otimizar o uso de energia, minimizando o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Além disso, ao melhorar a eficiência do transporte público, a IA pode incentivar mais pessoas a deixarem seus carros particulares em casa, contribuindo para a redução do tráfego e das emissões de gases do efeito estufa.
O diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho acredita que para reconquistar os passageiros é preciso investir em qualidade. “Conforto e inovações tecnológicas refletem a percepção do cliente sobre a qualidade ofertada. O passageiro deseja que a tecnologia seja incorporada facilitando o planejamento das viagens através de aplicativos, por exemplo, e incorporando veículos modernos, menos poluentes como os ônibus elétricos ou híbridos”, salienta.
Importância de sempre optar por meios de transporte legalizados
A implementação bem-sucedida da inteligência artificial no transporte público exige um planejamento estratégico abrangente e a adoção de medidas específicas.
E diversos caminhos podem ser trilhados para concretizar essa transformação, melhorando a eficiência, a segurança e a qualidade da mobilidade urbana por meio da IA.
E um dos caminhos mais importantes é a parceria entre entidades públicas e empresas de tecnologia.
Empresas especializadas em inteligência artificial podem trazer conhecimento técnico, recursos e soluções inovadoras para acelerar a implementação da tecnologia nos sistemas de transporte público. “O transporte coletivo é um bem público que produz benefícios privados no dia a dia. Ele requer um setor público capaz, mas não dispensa um setor privado forte, que possa contribuir com investimentos e ações estratégicas tanto local quanto globalmente”, reforça o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.
Mais Visitados Dia Internacional da Mulher: presença feminina se destaca no agro , Dia das Mães 2023: 8 dicas para vender mais em lojas físicas e digitais , Ônibus x carros: entenda como o transporte coletivo é a melhor escolha , Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário , Dia nacional da educação infantil: Compromisso com o futuro das crianças
Veja outras matérias
Acordos para Evitar a Dupla Tributação
Calibrador de Pneus: A Importância da Manutenção Adequada para a Segurança e Eficiência Veicular
Como Economizar na Compra de Materiais de Construção
Container IBC de 1000 Litros: Eficiência e Versatilidade no Armazenagem e Transporte de Líquidos
Tl No Beat Produz Álbum Reality’$ De Nathyzika
Com Largada Excepcional, Beto Monteiro Fatura Pódio Na Corrida De Abertura Do Campeonato Da Copa Truck No Mato Grosso Do Sul
Vacinação: Uma Estratégia De Proteção Contra Demência E Doenças Cardiovasculares
Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes
Inovação na Gestão de Resíduos: Os Contentores de Lixo de 500, 750 e 1000 Litros
Compre Sua Peça Apresenta Soluções Com Inteligência Artificial Na Automec 2025 E Reforça Papel De Liderança Na Digitalização Do Setor Automotivo
Engehall: Orgulho LGBTQIAPN+ e Cursos Grátis por Diversidade!
Estrelas do Funk se unem a Vini Jr em música manifesto
Cop 30 Acelera Agenda Esg E Redefine Critérios De Seleção De Fornecedores
Símbolo De Resistência: Ousadia E Alegria Transformando O Poder Legislativo
A Jornada Emocional de Cuidar de uma Criança com TDAH: Um Chamado à Empatia
Dia do Jornalista: confira entrevistas de grandes nomes do jornalismo brasileiro
ONLE e a Reinvenção da Música Pop Brasileira com 'Crazy Poetry Songs'
Obrigação e Responsabilidade: O Impacto da AFE e do Registro na Anvisa no Mundo Empresarial
Franquia de marmitas ultracongeladas, Rap Chef aposta em qualidade e baixo custo para crescer
Nova Rotulagem Nutricional Anvisa: O Que Muda Para Fabricantes A Partir De 2025
Marketing De Experiência: A Estratégia Que Transforma Campanhas Em Memórias
A 62ª Expoagro de Campos dos Goytacazes/RJ: O Maior Espetáculo do Interior Fluminense
Karol Fabreto Lança Livro “Impressione nos Primeiros 90 Dias” no CBTD 2024
2° dia de Imersão RH Masterclass acontecerá na próxima segunda-feira (20)
Divulge