Entenda a ligação do transporte público com a inteligência artificial
Você com certeza já deve ter ouvido falar em inteligência artificial (IA). Mas você sabe realmente do que se trata?
Definida como a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano, o que implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas, a inteligência artificial visa melhorar o desempenho e a produtividade das empresas, automatizando processos ou tarefas que antes exigiam energia humana.
Diante disso e dos resultados positivos já comprovados, algumas cidades brasileiras já começaram a adotar a inteligência artificial no transporte público.
Como a IA pode beneficiar no transporte público
A ligação entre o transporte público e a inteligência artificial representa um avanço significativo na busca por soluções mais eficientes, sustentáveis e convenientes para as necessidades de mobilidade urbana das cidades modernas.
Isto porque a inteligência artificial no transporte melhora a eficiência operacional e a experiência do usuário de maneira sem precedentes.
Um dos principais benefícios da IA é a otimização das operações. Algoritmos de inteligência artificial podem analisar dados em tempo real, como informações de tráfego, condições climáticas e demanda dos passageiros, para ajustar as rotas e horários dos transportes de maneira dinâmica. Isso não apenas reduz o tempo de espera dos passageiros, mas também ajuda a evitar congestionamentos e a otimizar o uso da frota.
Nesse sentido, a IA pode contribuir inclusive para reconquistar os passageiros que trocaram os ônibus por seus carros particulares. “Estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade. Este é um dos aspectos mais significativos para entender a perda de passageiro: presos no trânsito comum os ônibus perdem velocidade comercial, o que compromete a rapidez das viagens e, consequentemente, o tempo de espera no ponto deixa de ser previsível afetando a confiabilidade do serviço, explica o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.
De olho nisso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre em colaboração com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), lançou neste mês de agosto, um avançado software movido por inteligência artificial para a gestão do transporte coletivo de passageiros. O objetivo é gerenciar sua frota de ônibus de forma mais eficiente e confiável, beneficiando cerca de 2,8 milhões de viagens anuais.
Com essa tecnologia, a capital gaúcha pretende colocar 100% de sua frota de ônibus com inteligência artificial, melhorando ainda, a experiência da malha de ônibus e o trabalho dos motoristas.
Os benefícios da IA não param por aí. Ela ainda contribui para a segurança dos sistemas de transporte público. Por exemplo, sistemas de monitoramento inteligente podem identificar comportamentos anormais ou situações de risco, como invasões de faixa ou pedestres em áreas restritas. Esses sistemas podem acionar alertas ou até mesmo tomar medidas preventivas para evitar acidentes.
A sustentabilidade também é um ponto-chave. A inteligência artificial pode ajudar a otimizar o uso de energia, minimizando o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Além disso, ao melhorar a eficiência do transporte público, a IA pode incentivar mais pessoas a deixarem seus carros particulares em casa, contribuindo para a redução do tráfego e das emissões de gases do efeito estufa.
O diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho acredita que para reconquistar os passageiros é preciso investir em qualidade. “Conforto e inovações tecnológicas refletem a percepção do cliente sobre a qualidade ofertada. O passageiro deseja que a tecnologia seja incorporada facilitando o planejamento das viagens através de aplicativos, por exemplo, e incorporando veículos modernos, menos poluentes como os ônibus elétricos ou híbridos”, salienta.
Importância de sempre optar por meios de transporte legalizados
A implementação bem-sucedida da inteligência artificial no transporte público exige um planejamento estratégico abrangente e a adoção de medidas específicas.
E diversos caminhos podem ser trilhados para concretizar essa transformação, melhorando a eficiência, a segurança e a qualidade da mobilidade urbana por meio da IA.
E um dos caminhos mais importantes é a parceria entre entidades públicas e empresas de tecnologia.
Empresas especializadas em inteligência artificial podem trazer conhecimento técnico, recursos e soluções inovadoras para acelerar a implementação da tecnologia nos sistemas de transporte público. “O transporte coletivo é um bem público que produz benefícios privados no dia a dia. Ele requer um setor público capaz, mas não dispensa um setor privado forte, que possa contribuir com investimentos e ações estratégicas tanto local quanto globalmente”, reforça o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.
Mais Visitados Mercado de GNL doméstico necessita de demanda firme , O que o Brasil precisa para ter independência energética?" , BRT está na lista dos projetos mais influentes do mundo , Dia da Família: a importância da família na escola , Desafios e soluções para mobilidade urbana
Veja outras matérias
Setembro amarelo: como a educação impacta na saúde mental
Joias Femininas Que Nunca Saem De Moda
Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional
De São Paulo para o Brasil: Atelex Telecom anuncia novos serviços para clientes em todo o Brasil
Quais são os benefícios do box para banheiro?
Tio Galera Lança Projeto "Jesus Is A Beatmaker" A Fusão Definitiva Entre Rock E Trap Em Versões Instrumentais
Zedia Amplia Time Comercial Para Fortalecer Mídia Programática Na Tv Aberta
Brazil Iron Faz Oferta De Us$ 1 Bilhão Pela Bahia Mineração, Segundo Fonte
Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário
Farmácia especializada em medicamentos especiais recorrente é lançada
De Santa Helena De Goiás Para O Futuro: Estudantes Goianos Transformam Desafios Ambientais Em Ideias Viáveis Durante Arte De Inovar Com Maratona De Inovação
Best-seller do Mês Conquista Leitores e Entra na Disputa pelo Prêmio Jabuti
Educação E Direitos Humanos Em Foco: Ibegesp Lança Curso Sobre Prevenção Ao Assédio E À Violência Contra A Mulher Durante A Cop30
1. Hinasou Joins Forces With Fastercapital To Accelerate Agribusiness Innovation In Spain
Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte
Sdrs E Bdrs Ganham Protagonismo Na Estruturação De Times De Vendas Em Startups E Empresas B2B
Agencia do Banco – Dicas e sugestões com transações bancarias e outras dúvidas com relação a bancos
Rádio Web Cresce No Brasil: Emissoras Brasileiras Ganham Destaque Em Rankings Internacionais Em 2025
Edunext Entrar Fintechs São Confiáveis? Entenda Por Que Sua Instituição De Ensino Não Precisa Se Preocupar
Transformando Vidas, Promovendo Esperança: Zimbabue Token (Zim) Lança Iniciativa Para Apoiar Comunidades Carentes
A jornada de Iza Paes, do sucesso nos anos 2000 à consolidação como artista solo na música brasileira
UniBagozzi agora é Gran Faculdade e deve ser beneficiada com investimento de R$ 150 milhões em três anos
Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil
Ativando O Chamado: Encontro Em Alphaville Capacita Pessoas A Viverem Seus Propósitos
Divulge