Educação Entenda mais sobre o papel dos ônibus elétricos nas cidades

Entenda mais sobre o papel dos ônibus elétricos nas cidades

Os ônibus elétricos estão se tornando peças-chaves na busca por soluções mais sustentáveis para a mobilidade urbana no Brasil e ao redor do mundo.

E à medida que mais cidades investem nesse tipo de transporte, esse modelo se mostra extremamente benéfico tanto do ponto de vista econômico, social, quanto ambiental, reforçando que a adoção desses veículos como uma alternativa ao transporte público tradicional pode ser um passo importante e estratégico para alcançar uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.

Diferenças entre ônibus comum e elétrico

No cenário das cidades brasileiras, a discussão em torno da mobilidade urbana e da busca por soluções sustentáveis e inclusivas tem se tornado cada vez mais relevante.

E não é por menos. Segundo a MobiliDADOS, plataforma de indicadores de mobilidade urbana do ITDP Brasil, o transporte coletivo é responsável por 40% das viagens realizadas nas cidades brasileiras e o ônibus é o modo de transporte mais usado pela população. “Independentemente do índice de desenvolvimento humano e econômico do país, são os ônibus que transportam a maior parte das pessoas nas grandes cidades. Isso ocorre porque o transporte por ônibus oferece vantagens que são determinantes para a sustentabilidade urbana”, destaca o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

Nesse contexto, as diferenças entre os ônibus comuns e os ônibus elétricos ganham destaque como um tema crucial para o avanço em direção a um transporte coletivo mais amigável ao meio ambiente e eficiente para os usuários.

Existem alguns pontos que precisam ser analisados e que diferem os ônibus movidos a combustíveis dos ônibus elétricos. São eles:

- Fonte de energia x sustentabilidade: os ônibus comuns são movidos por combustíveis fósseis, como diesel ou gasolina, para gerar energia e impulsionar o veículo. Dessa forma, contribuem de forma significativa para a emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.

E os dados confirmam isso: segundo o relatório “Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global” elaborado por mais de 40 organizações internacionais que visam promover transportes sustentáveis, as emissões de carbono geradas pelos transportes somam 14% das emissões globais.

Enquanto os ônibus movidos a diesel são responsáveis por grande parte das emissões de CO2, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas, os ônibus elétricos usam motores elétricos alimentados por baterias, que armazenam energia elétrica previamente carregada. Eles não emitem gases poluentes durante o processo de operação. Jacob Barata Filho, no entanto, faz um adendo: “Em comparação com o transporte individual os ônibus transportam mais pessoas ocupando menos espaço e poluindo menos”, salienta o diretor da Viação UTIL.

- Ruído urbano: se por um lado os ônibus comuns podem ser mais barulhentos por conta do funcionamento do motor de combustão interna, os ônibus elétricos são mais silenciosos, contribuindo com um ambiente urbano mais tranquilo e agradável.

- Eficiência energética: os ônibus movidos a combustíveis fósseis possuem uma eficiência energética menor se comparados aos ônibus elétricos, uma vez que parte da energia do combustível é dissipada em forma de calor. No caso dos ônibus elétricos, uma proporção maior da energia elétrica armazenada é convertida em energia mecânica para a movimentação do veículo.

- Manutenção: os ônibus comuns podem exigir mais manutenção por conta do desgaste de peças relacionadas ao motor de combustão, enquanto os ônibus elétricos tendem a ter uma manutenção mais simples, já que os motores elétricos têm menos peças móveis e menos componentes que se desgastam com o tempo.

Os ônibus elétricos representam um importante avanço em direção a um transporte público mais limpo e amigável ao meio ambiente.

Mas o caminho para uma mobilidade urbana mais sustentável passa pelo investimento não apenas em novas tecnologias e soluções inovadoras, mas também pela conscientização sobre a importância de diversificar a frota para tornar as cidades mais inteligentes e resilientes.

Como a implementação de ônibus elétricos têm auxiliado na mobilidade urbana

A implantação de ônibus elétricos nas cidades brasileiras tem se mostrado uma medida inteligente e estratégica no que diz respeito a uma mobilidade urbana mais sustentável e eficiente.

Isto porque esses veículos trazem muitos benefícios, que vão desde ambientais ao reduzirem as emissões de poluentes, até econômica a longo prazo, uma vez que estimulam a inovação tecnológica.

No entanto, isso não quer dizer que os outros modos de transporte sejam menos importantes. “A rede de transportes deve ser plural e todos os meios devem ser tratados isonomicamente para garantir um padrão de qualidade uniforme em todo o sistema”, defende o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

E ele está certo. A diversidade de frota garante uma certa redundância no sistema de transporte público. Em situações de emergência, por exemplo, como problemas ou falhas no fornecimento de energia elétrica, a disponibilidade de ônibus movidos a combustíveis pode garantir a continuidade do serviço, evitando impactos negativos para os usuários.

Mais Visitados Quais são os benefícios nutricionais dos legumes? , Segurança no transporte público: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros , Inclusão no transporte público: acessibilidade proporciona independência aos deficientes , Dia do Cinema Brasileiro: relevância e crescimento da indústria no Brasil , A importância do Agronegócio para as comunidades locais

Veja outras matérias

Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar Última chance do semestre para curtir o Trem da Cerveja Produção Da Sigma Lithium Deve Superar Expectativas Em 2025 Dia mundial do livro: os benefícios da leitura na infância Como bombar nas redes sociais Terceirizar é solução de qualidade para gestão de unidades de saúde no Brasil VST Camisetas: Uma Loja Online para a Comunidade LGBTQIAPN+ com Qualidade Garantida pela Reserva Desafios Globais, Soluções Regionais: A Nayuta Capital E O Combate À Crise Climática No G20 O Bicampeão Gabaritou No Fim De Semana E Conquistou Sua Quarta Vitória Na Pista De Londrina Krazye Loko: transformando realidades musicais em paisagens sonoras inspiradoras Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional Websérie “Histórias de Rua” mostra o dia a dia de motoboys Estes são os participantes do Big Brother Brasil mais ricos nas redes sociais Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo Desembaraço aduaneiro na prática, entenda como funciona. ClientMax: Potencializando a Reputação Digital das Empresas e Impulsionando o Crescimento Pioneirismo da Atelex: Operadoras na Rota da Transformação Digital, diz Barrionovo Setor De Energia E Óleo E Gás Aposta Em Tecnologia Para Ampliar Control E Reduzir Riscos Na Gestão De Terceiros Elogiou Lança Integração Com Loja Tray Sobrenome Gois, Goes: Origem, História e sua relação com a Comunidade Judaica Como se livrar de percevejos em colchões Gincana Na Madrugada
O texto acima "Entenda mais sobre o papel dos ônibus elétricos nas cidades" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais