Entretenimento Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo


Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.

E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.

 "Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.


Como se Cuidar Durante as Festas?

Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:

  • Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
  • Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
  • Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
  • Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.


Sobre a Genera

Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.

Mais Visitados Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil , Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem , Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos , 21 De Setembro: Dia Mundial Da Doença De Alzheimer Biomarcadores Sanguíneos Inauguram Nova Era No Diagnóstico Do Alzheimer , No Mês Da Criança, Cresce O Alerta Para Queda Na Vacinação Infantil Até 2030

Veja outras matérias

Divulgação do Kitnet Token: Revolucionando o Mercado Imobiliário no RJ Cientistas Sugerem Que Ancestralidade Genética Deve Ser Considerada Em Abordagens De Saúde Em Publicação Internacional Dra Lívia Santana de Matos Oliveira, dentista e influencer digital da saúde Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais Mac Está De Volta Com Três Novos Singles E O Projeto "Mac Is Back" Bram Offshore E C Innovation, Empresas Do Grupo Chouest, Elevam Padrões Na Gestão De Fornecedores Com Tecnologia Da Techsocial Da Técnica ao Empreendedorismo: A Jornada Inspiradora de Gabriel Otoni Nova Legislação Sobre Locação De Unidades His Aumenta Exigências E Traz Desafios Para Condomínios MagazineHolistic: Revolucione Seu Bem-Estar com Produtos Naturais e Holísticos Pablo Colombres Se Tornará 1º Sul Americano No Comite Executivo Da Asis International Contabilidade no Brasil: Guia Completo Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce Kitnet Token: Oportunidade Real De Ganhos Com Imóveis E Rwas Na Blockchain Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a Anatel descobre se ela é pirata Jogue sem oscilações e concorra a uma chave do Diablo IV com a parceria Exitlag, E-prepag e Atimopay! Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo Bebê De 7 Meses E Os Pais São Alvos De Agressões Nas Redes Sociais Inovações no comércio e marketing: Conheças as novas tendências do mercado Evento Cultural Com Teatro E Oficinas Gratuitas Chega A Valinhos (Sp) Com A Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ No Mês Da Criança, Cresce O Alerta Para Queda Na Vacinação Infantil Até 2030 Influenciador danzinho vem se destacando na internet Ustē lança o PrimerUp com tecnologia antipoluição Glycofilm Alessa Boreggio, autora brasileira, promete ser a nova sensação do romance contemporâneo
O texto acima "Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais