Entretenimento Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo


Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.

E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.

 "Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.


Como se Cuidar Durante as Festas?

Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:

  • Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
  • Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
  • Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
  • Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.


Sobre a Genera

Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.

Mais Visitados 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele , Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem , Diagnóstico Genético Pode Antecipar Doenças Oculares Que Surgem Na Infância , Casos De Coqueluche Crescem Quase 400% Em Bebês Menores De 1 Ano Em 2025 , Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos

Veja outras matérias

DJ Clauz, um talento em ascensão no cenário do Eletrofunk no Piauí, encontra inspiração nos renomados DJs nacionais, Breno Paixão, Jiraya Uai e Wam Baster Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves Maioria Dos Entes Públicos Ainda Não Alcança Maturidade Esperada Na Implementação Da Nova Lei De Licitações E Contratos (Lei 14.133) Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito Colheita do milho no nordeste: importância da produção de alimentos nessa região Renascer: Globo convoca Theresa Fonseca pra interpretar Mariana no remake Reginaldo Leme E Equipe Automotor Marcam Presença Na Pré Estreia Do Documentário “Stock Car – Mais Rápido Que O Tempo”, Em São Paulo Branding Em Alta: Estratégias Para Fortalecer Marcas E Conquistar Autoridade No Mercado Declarar Bens no Brasil Vivendo no Exterior Thiago Behke lançará app de repasses com inteligência Artificial Projeto Conexão Cultural Leva Teatro E Educação Ambiental Para Cidades Goianas Conheça um software gratuito para agendamentos e reservas online e facilite sua vida Liquidação outono/inverno: estratégias para impulsionar vendas no varejo e e-commerce Elogiou Lança Integração Com Loja Tray Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos Bateria do iPhone 15 vs. iPhone 15 Pro: Qual Aguenta Mais? Como a tecnologia tem influenciado a mobilidade urbana 1. Hinasou Joins Forces With Fastercapital To Accelerate Agribusiness Innovation In Spain Nashai Abre Rodada De Investimento Series A E Recebe Aporte De Gestora Global A Personal Shopper Os perigos de não contratar uma empresa de dedetização O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços Como Funciona Os Projetores De Tela? Vitor Vaimberg Vive O Questionador Melchior Gabor Em Nova Montagem De “O Despertar Da Primavera”
O texto acima "Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais