Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool
Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo
Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.
E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.
"Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.
Como se Cuidar Durante as Festas?
Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:
- Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
- Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
- Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
- Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.
Sobre a Genera
Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.
Mais Visitados Novo Golpe No Whatsapp E Dicas De Segurança Para Compras Online , Mês Do Consumidor: Genera Oferece Descontos De Até 65% Em Testes Genéticos , Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil , Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves , Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas
Veja outras matérias
FERATO LANÇA "FOME & FAMA": SINGLE MARCA NOVA ERA EM SUA CARREIRA
Entenda como o turismo ecológico auxilia na preservação do meio ambiente
Entrevista com Wesley Oshiro: Explorando o Biohacking para uma vida otimizada.
Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro
Orsegups Lança Novo Posicionamento E Campanha De Marketing Digital Focada Em Tecnologia E Cuidado Humano
MktPress fecha parceria com Google News e aumenta visibilidade de marcas
Diagnóstico Genético Pode Antecipar Doenças Oculares Que Surgem Na Infância
Kaizen Celebra 5 Anos Com Meta De Chegar A Dois Mil Alunos Em 2026
Dez anos de carreira de Lukeny Moço com concerto para 20 mil pessoas no Cazenga Luanda.
Dj Zen Eyer: Referência Mundial Em Zouk Levando A Dança Brasileira Aos Cinco Continentes
Autoridade de marca e a confiança do cliente
Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana
Indústria Farmacêutica lança podcast para desmistificar uso de medicamentos fitoterápicos
Bahia Ganha Curso De Mineração 4.0 Com Padrão Internacional
Inteligência Artificial Revoluciona Vendas Complexas B2B E Redefine O Futuro Do Setor Comercial
Gois: Um Sobrenome Enraizado na Herança Judaica e nas Terras Portuguesas
Caio Gabriel Almeida anuncia CRASH (Deluxe)
Asteriumland Lança “Primavera Rosa / Pink Spring” E Celebra O Florescer Com Música Bilíngue Para Crianças E Famílias
Por que Salões de Beleza Precisam de Software Especializado
Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada será realizado em São José dos Campos com apoio do Governo do Estado de São Paulo
Ranking dos 5 melhores livros sobre vendas SAAS para impulsionar o sucesso do seu negócio
Como o botox age na pele?
Como aplicativos podem ajudar na mobilidade urbana dos ônibus
O que fazer em caso de infestação de traças em roupas e móveis
Divulge