Entretenimento Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo


Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.

E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.

 "Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.


Como se Cuidar Durante as Festas?

Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:

  • Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
  • Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
  • Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
  • Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.


Sobre a Genera

Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.

Mais Visitados 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele , 3 Fatos Da Genética Feminina Explicados Pela Ciência , Mês Do Consumidor: Genera Oferece Descontos De Até 65% Em Testes Genéticos , A Revolução Quântica Na Saúde: O Que Já Está Mudando E O Que Ainda Está Por Vir , Ultrassom Ginecológico: Exame De Rotina Pode Identificar Doenças Graves, Mesmo Sem Sintomas

Veja outras matérias

"Maicon Cristian Ritto, Especialista Em Inteligência, Parte Deixando Um Legado" Explorando as Maravilhas da Impressão 3D com a 3DProcer Os desafios do combate ao bullying e à violência na escola Um Marco Para A História Da Liderança Feminina Fast Music: GR6 criou o conceito e já negociou R$ 220 mi com ele 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele ‘Case’ de destaque em evento empresarial, Gelobel vai abrir unidade no Aurora Shopping Aumente suas vendas usado o Google Meu Negócio Dia nacional dos profissionais de educação: reconhecimento e desafios na valorização dos educadores Techsocial Evolui E Se Torna Nashai: Uma Nova Era De Inovação E Conectividade É Preciso Criar Ambiente De Proteção Ao Risco Para Atrair Capital E Impulsionar A Indústria De Mineração No País Teatro Acessível Que Ensina Cidadania E Segurança No Trânsito Para Crianças Já Alcançou Mais De 6 Mil No Interior De Sp Declarar Bens no Brasil Vivendo no Exterior Parcerias Estratégicas Transformam O Modelo De Crescimento No Ensino Privado Brasileiro Aumento da produção e resultados da colheita do milho impulsionam economia agrícola Hotelariaweb Lança Plataforma Inovadora De Marketing E Crm Para Hotéis E Pousadas Cervejaria Waldbier Se Junta Ao Programa Launchup Da Fastercapital MagazineHolistic: Revolucione Seu Bem-Estar com Produtos Naturais e Holísticos Readmio E Rede Multilateral Se Unem Para Levar Leitura Interativa A Mais Famílias Brasileiras Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito A Forma Mais Barata De Construir Uma Casa A importância de ter depoimentos no seu site Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio Do Terceiro Trimestre Search Funds Sob Nova Liderança: Conheça Um Jovem Ceo Que Está Revolucionando O Mercado De Tecnologia
O texto acima "Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais