Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool
Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo
Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.
E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.
"Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.
Como se Cuidar Durante as Festas?
Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:
- Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
- Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
- Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
- Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.
Sobre a Genera
Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.
Mais Visitados 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele , Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil , A Revolução Quântica Na Saúde: O Que Já Está Mudando E O Que Ainda Está Por Vir , Diagnóstico Genético Pode Antecipar Doenças Oculares Que Surgem Na Infância , Mercado Global De Cartões Presente Deve Ultrapassar Us$ 2,2 Trilhões Até 2034 — E A Saúde Passa A Integrar A Jornada Do Consumo Com Foco Em Cuidado E Conveniência
Veja outras matérias
Pesquisa: esses são os hábitos que arruínam os relacionamentos amorosos
Nova música do Piauiense Dj Clauz é sucesso nas plataformas de streaming
Muito Além Do Grid: Autobiografia De Reginaldo Leme Traz Olhar Inédito Sobre A F 1
Brazilnex Lança Solução De Integração Com Pix: Abrindo Caminho Rápido Para Criptomoedas Para 150 Milhões De Usuários Brasileiros
Dia da Família: a importância da família na escola
CL anuncia novo Head de Conteúdo
GROQUE LANÇA DIA DE MALDADE EM PARCERIA COM KAILÊ, MC JSP E LEOZINHO ZS
ITCMD Estadual: Conheça as Alíquotas e Isenções em seu Estado
Jogos Olímpicos de Paris 2024: Brasil é o segundo país latino-americano com mais medalhas
Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro
Veganismo em Família: Como incluir crianças e adolescentes
Guia Completo: Como Vender Sua Casa Em Atibaia
Espetáculo ‘Ir E Vir: Cidadão Vigilante’ Agora Conta Com Intérprete De Libras, Audiodescrição E Abafadores Sensoriais
Segurança "Zero Trust" Para Mercados Emergentes: Cncpw Mira O Boom De Cripto No Brasil Com Custódia Multiespectral
Nova Rotulagem Nutricional Anvisa: O Que Muda Para Fabricantes A Partir De 2025
Diagnóstico Genético Pode Antecipar Doenças Oculares Que Surgem Na Infância
Curso de Inteligência Artificial para Síndicos e gestores condominiais: Aprenda a usar a tecnologia para melhorar a gestão.
E-commerce nacional em ascensão: Como a lojadaesquina.net está desafiando o mercado de importados
Bradesco Saúde se destaca como líder em seguros de saúde no Brasil
Onde Comprar Material de Construção em Minas Gerais
Inadimplência segue elevada no país e revela necessidade de alternativas para mudar cenário
Polêmica Na Animação Brasileira: "O Matador De Deputados" Dividem Opiniões
Chuvas Intensas Na Região De Jundiaí: Aprenda A Prevenir Os Riscos Com Desentupidoras
Rapha Mendonça e Ale Bento fazem, juntos, 100 anos e promovem ação de solidariedade diante a situação do RS
Divulge