Entretenimento Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo


Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.

E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.

 "Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.


Como se Cuidar Durante as Festas?

Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:

  • Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
  • Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
  • Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
  • Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.


Sobre a Genera

Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.

Mais Visitados Genera Apoia Exposição "Racionais Mc's O Quinto Elemento"No Museu Das Favelas , O Futuro Da Energia Limpa Pode Vir Das Vacas: O Que O Japão Está Nos Ensinando Sobre Inovação E Sustentabilidade , Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem , Diagnóstico Genético Pode Antecipar Doenças Oculares Que Surgem Na Infância , Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos

Veja outras matérias

VILA PLURAL: O NOVO ESPAÇO DE CULTURA E ENTRETENIMENTO URBANO DE SÃO PAULO 3 startups inovadoras para ficar de olho em 2024 Influenciador danzinho vem se destacando na internet Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publica edital com quase 20 mil vagas para diversos níveis GROQUE LANÇA PRIMEIRO EP SOLO “609” Declarar Bens no Brasil Vivendo no Exterior Cicatribem: Um Aliado Contra Estrias Nayuta Capital Facilita Novos Investimentos Chineses Em Setores Chave Do Brasil Novo Capítulo Da Cooperação Sino Brasileira: Do Comércio De Recursos À Integração Financeira Cec Brasil E Observatório Martinho Lutero Publicam O Relatório 2024 Primor patrocina pelo segundo ano o Espetáculo da Paixão de Cristo Da Técnica ao Empreendedorismo: A Jornada Inspiradora de Gabriel Otoni 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades Bbdogito Revoluciona O Mercado E Se Prepara Para O Lançamento Oficial Em Fevereiro Dia do Cinema Brasileiro: relevância e crescimento da indústria no Brasil Too Seguros participa do Autos Encontros em parceria com Mobiauto e Banco PAN Entupiu? Como escolher uma desentupidora de confiança em São Paulo? Maratona De Inovação ‘Arte De Inovar’ Reúne Quase 900 Pessoas Em Escola De Penha (Sc) Tecnologias Inovadoras para Negócios: Software de Agendamento Online Krazye Loko: transformando realidades musicais em paisagens sonoras inspiradoras FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil Dr. Zema Alerta Que A Morte De Alícia Valentina Reforça A Urgência De Prevenir A Violência Escolar Com Base Na Teoria Tríplice Da Delinquência NA.LOO se consolida como marca carioca com equipe e gestão feminina Uma Experiência Pessoal em um Mundo Digital
O texto acima "Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais