Entretenimento Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool

Entenda os sintomas de intolerância ao álcool e como ela pode estar relacionada por variações genéticas de cada organismo


Chegou dezembro e, com ele, a maratona de confraternizações! É “festa da firma”, encontro com amigos, celebrações em família... Momentos nos quais há, potencialmente, um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas.

E, para algumas pessoas, os sintomas decorrentes da ingestão de álcool nada têm a ver com ressaca: náuseas, dores de cabeça, rubor facial e até palpitações cardíacas podem estar relacionados ao chamado "gene antiálcool".De acordo com Ricardo Di Lazzaro, médico, doutor em genética pela USP e cofundador da Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, a intolerância ao álcool também é uma questão genética que pode ser explicada por variações em alguns genes, como o CYP2E1, ALDH2 e o FAAH.

 "Quando ingerimos álcool, nosso corpo utiliza enzimas para quebrar e eliminar a substância. No entanto, algumas pessoas têm uma versão menos eficiente dessas enzimas, o que faz com que a metabolização seja realizada de forma mais lenta. Nosso corpo decompõe o álcool em uma substância chamada acetaldeído, que é tóxica e precisa ser eliminada. O acúmulo causa os sintomas típicos de intolerância, como rubor facial, tontura, náuseas e até dificuldade para respirar", explica.


Como se Cuidar Durante as Festas?

Quem já percebeu esses sintomas mesmo consumindo pequenas quantidades de álcool deve tomar alguns cuidados:

  • Hidratação: Beba água antes, durante e depois de consumir álcool.
  • Reforço na Alimentação: Nunca beba de estômago vazio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ajudam a reduzir a absorção do álcool.
  • Moderação no Consumo: Se possível, opte por bebidas com menor teor alcoólico, como vinhos ou cervejas leves.
  • Teste Genético: Ele pode ajudar na identificação do "gene antiálcool" e contribuir para entendermos melhor o nosso organismo e como ele reage ao álcool. Testes genéticos, como os da Genera, podem ser realizados de forma prática em casa, com a coleta de saliva por meio de kits enviados diretamente ao consumidor. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios especializados que analisam as variações genéticas relacionadas à metabolização do álcool. Essa tecnologia permite escolhas mais conscientes e um cuidado maior com a saúde.


Sobre a Genera

Primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, a Genera utiliza inovações tecnológicas como inteligência artificial e big data para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas.Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira.

Mais Visitados Mês Do Consumidor: Genera Oferece Descontos De Até 65% Em Testes Genéticos , No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais? , Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem , Casos De Coqueluche Crescem Quase 400% Em Bebês Menores De 1 Ano Em 2025 , No Mês Da Criança, Cresce O Alerta Para Queda Na Vacinação Infantil Até 2030

Veja outras matérias

Como O Banheiro De Aspersão Ajuda Seu Rebanho Copa Truck Petrobras – Etapa De Cascavel Viu Beto Monteiro Entrar Mais Uma Vez Para História Do Automobilismo Brasileiro Produção de ônibus registra aumento no Brasil O Fenômeno Engitec: O Evento Que Encantou O Senado Federal E Está Revolucionando O Legislativo Se Destaca Pela Criatividade E Filosofia Ubuntu Fita UP Celebra Crescimento Exponencial e Diversificação de Produtos Projeto de Jiu-Jitsu “Do Tatame para Vida” realiza troca de faixas Como vender mais no Dia dos Namorados? Os perigos de não contratar uma empresa de dedetização Readmio Celebra O Dia Mundial Do Livro Liberando Acesso Gratuito Ao App Eduardo Mello Revoluciona A Negociação De Dívidas No Brasil Com Abordagem Humanizada E Estratégica Costura Aí: Sua Destino Premium para Materiais de Costura Assis E Mollerke Assessoria De Cobranças Auxilia Empresas Com Clientes Inadimplentes Dr. Lucas: Uma Jornada de Inovação e Excelência na Estética Avançada 10 cuidados essenciais antes de contratar um serviço de proteção veicular Ranking dos 5 melhores livros sobre vendas SAAS para impulsionar o sucesso do seu negócio O que o Brasil precisa para ter independência energética?" Dicas Essenciais Para Comprar Imóvel Na Hora Certa Natal: Tempo De Esperança Para Casais Que Buscam A Maternidade No Dia Internacional Da Juventude, Estudantes De Itumbiara (Go) Vencem Arte De Inovar Com Maratona De Inovação Com Ideias Criativas Para O Meio Ambiente Como O Mobile Commerce Pode Impulsionar As Vendas Do Varejo Asteriumland Lança Álbum Magical Adventures E Transforma Músicas Infantis Em Experiências Educativas Globais Outubro Rosa: A Realidade Por Trás Das Dores Uma Reflexão Sobre A Gratidão Na Luta Contra O Câncer De Mama, Guiada Por Flávia Da Veiga, Especialista Em Ciência Da Felicidade Chuvas Intensas Na Região De Jundiaí: Aprenda A Prevenir Os Riscos Com Desentupidoras Qual a função do suporte de TI?
O texto acima "Festas De Fim De Ano: Teste Ajuda A Identificar O Gene Antiálcool" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais