
Governança e Centro de Governo
O estudo e a implantação da Governança precedem a idealização do Centro de Governo. O Centro de Governo caracteriza-se por ser uma estrutura administrativa que presta apoio direto ao chefe do Poder Executivo para, dessa forma, haver uma melhor gestão de políticas públicas, potencializando os resultados. Mediante esforços coordenados e ações coesas, almeja-se o gerenciamento integrado das diretrizes do Governo.
Na esfera federal, são exemplos de órgãos de Centro de Governo a Casa Civil, o Ministério da Fazenda e a Controladoria-Geral da União. Em âmbito municipal, os órgãos vocacionados ao desempenho da função são o Gabinete do Prefeito (e, se houver, a Casa Civil), ou a Secretaria de Planejamento, a Secretaria da Fazenda ou ainda a Controladoria do Município, se existir. Essas estruturas são variáveis e o mais importante são as competências exercidas, e não a sua eventual nomenclatura.
Segundo o brilhante Procurador Federal e Mestre em Administração Pública, Professor Daniel Catelli, o trabalho com evidências e análises relevantes, possibilita o adequado funcionamento do esforço governamental, evitando a sobreposição entre políticas públicas, mau direcionamento e disfuncionalidades. A associação da eficiência técnica, de uma equipe com conhecimento e capacidade crítica, com informações fundamentadas em dados, asseguram a avaliação, direção e monitoração da Administração, e propicia a montagem de uma estratégia diretiva coerente a longo prazo. O resultado esperado é uma atuação planejada, operacional e assertiva com sinergia entre os órgãos governamentais, atendendo as necessidades e expectativas dos cidadãos e os interesses do Governo.
Um Centro de Governo estruturado, sólido é política de Estado em sentido amplo, independente da direção política, pois amplia a capacidade de resolução dos problemas públicos, e oportuniza um programa de governo continuado. Alguns problemas da não estruturação do Centro de Governo são evidenciados pela falta de planejamento, ausências de objetivos e metas, desgaste interno pela adoção de políticas imediatistas e dados insuficientes para monitorar e acompanhar as ações, sucedendo em ações erráticas e deficiente gestão de crises.
Na esteira da relevância da Governança, o Centro de Governo exercita as funções de estratégia, controle e liderança. A estratégia relaciona-se com o planejamento estratégico e alinhamento orçamentário para a geração de informações e gerenciamento de riscos; o controle está associado com a coordenação, supervisão e transparências; e a liderança está ligada com a formação e desenvolvimento de agentes públicos, visando valorizar a eficiência organizacional e o aprimoramento da administração. A concepção mais moderna da (nova) Gestão Pública harmoniza com os preceitos e perspectivas da Governança Pública, buscando um funcionamento célere, eficiente, efetivo e eficaz da Administração, por meio da disseminação de boas práticas. A análise e priorização de algumas políticas pelo Centro de Governo, de forma adequada, produz dinamicidade e qualidade do sistema político-administrativo, com uma visão sistêmica coordenada de políticas transversais, respeitando os compromissos contidos no plano de governo e alcance do bom desempenho de serviços públicos, a fim de evitar que as transições de governo comprometam a execução do devido planejamento.
A mudança de comportamento e adoção dos princípios da Governança Pública, em conjunto com a implementação do Centro de Governo, são avanços na gestão administrativa, que contribuem para transparência governamental, credibilidade e confiabilidade aos atos e iniciativas dadas como prioritárias do poder público. Também o Centro de Governo atua no aconselhamento político, com o intuito de apoiar a tomada de decisões para questões administrativas relevantes, impactando na qualidade dos serviços públicos ofertados à população.
Eduardo Gil da Silva Carreira
Advogado OAB/RS 66.391
Membro do Comitê Governança no Poder Legislativo da Rede Governança Brasil
Pós-Graduando em Governança Pública - EBRADI
Mais Visitados A Caravana da Governança Promete Transformar os Municípios Brasileiros , Caravana da Governança passará por doze capitais em 2023 , Em junho, Brasília recebe o maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo , Senado Federal Firma Compromisso Com Integração E Desenvolvimento Das Câmaras Municipais , Depoimentos Sobre A Importância Do Engitec Para As Câmaras Municipais Brasileiras
Veja outras matérias
10 detetives famosos da vida real
Residência Fiscal Americana: Acordos de Reciprocidade
O Desafio Do Mercado Nos Últimos 4 Anos
Liquidação outono/inverno: estratégias para impulsionar vendas no varejo e e-commerce
Senado Federal Firma Compromisso Com Integração E Desenvolvimento Das Câmaras Municipais
Brasília Foi Palco Do 5º Prêmio Rede Governança Brasil
Gratuito, festival mais diversidade movimentou final de semana em atibaia no interior paulista
Agência De Marketing Incentiva Os Clientes A Serem Influenciadores Das Suas Marcas
Paulo Fernandes: a valorização da cultura Bantu através da arte
Produção de ônibus aumenta no país
Cultura Organizacional Forte É A Chave Para A Expansão De Negócios, Afirma Especialista Marcos Benutto
Os benefícios para os consumidores do Mercado Livre de Energia do Brasil
Parafuso Estrutural Astm A325: Inovação E Confiabilidade Na Construção Civil
Departamento de Design GR6 Nova Era - Novidades para 2023
Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias
Após Programa De Tv, Mineiro Pede Conta Em Imobiliária E Vira Artesão
Empresa focada em Proteção Veicular é destaque e oferece excelente custo x benefício
A importância da prova social para a construção de marca
Empresa lança robô aspirador com Wi-Fi na Expolazer, o único capaz de limpar paredes de piscinas
Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro
Mobilidade urbana: confira 5 tendências do setor
4 motivos para usar o transporte público no Brasil
Academia Delfim, tradição do Boxe Cubano no Rio de Janeiro.
Trajetoria De Davi
Divulge