Ciência Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial

Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial

O hidrogênio está se tornando uma possibilidade para a descarbonização da economia mundial, e pode ser uma alternativa para o Brasil e para o mundo, junto com outras opções que estão sendo avaliadas.

Segundo Eduardo Navarro Antonello, especialista em energia e fundador da Golar Power e Macaw Energies, o gás natural, abundante no cenário nacional, também pode ser uma fonte de desenvolvimento sustentável e reduzir ainda mais as emissões de gases.

“A partir do gás natural usando reforma de metano a vapor e tecnologia de captura e armazenamento de carbono, é possível ter o desenvolvimento massivo de hidrogênio azul e, assim, contribuir com as metas climáticas de 2050”. Ele afirma também que o gás natural desempenha um papel importante para a geração de energia. Além disso, é uma solução simples e rápida para reduzir as emissões de carbono na indústria.

Hidrogênio e a descarbonização

Em seu artigo para o Portal Petróleo Hoje, Eduardo Navarro Antonello afirma “Como o hidrogênio queima de forma mais limpa e reduz a poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa, a mistura do hidrogênio (especialmente hidrogênio produzido a partir de fontes de baixo carbono) com gás natural em dutos é uma das soluções viáveis.”

O hidrogênio seria uma alternativa interessante para atingir esses objetivos, especialmente após um relatório do Ministério de Minas e Energia e da Empresa de Pesquisa Energética que indica a possibilidade de suprimento da demanda.

O hidrogênio verde tem potencial de suprir 25% da necessidade energética do mundo até 2050, criando um mercado de US$ 10 trilhões em 25 anos.

Nesse cenário, o Brasil se destaca, por já ter anunciado o primeiro projeto de produção em escala industrial, conforme divulga a revista FAPESP.

Isso é fundamental para que o País possa cumprir suas metas definidas na COP27, que aborda os seguintes compromissos:

  • redução das emissões de gases de efeito estufa em 37% em 2025;
  • redução de emissão de gases em 50% em 2030;
  • alcançar neutralidade de carbono até 2050;

Alguns países também ambicionam a neutralidade no futuro, mas é necessário descarbonizar a indústria primeiro, e o hidrogênio pode ser a solução.

Tipos de hidrogênio

Para tornar o hidrogênio eficiente nas metas de reduzir a emissão de carbono, é fundamental utilizar a categoria adequada para cada necessidade.

Conheça mais sobre os tipos de produção e a importância de cada um:

Hidrogênio Verde

Atualmente, o hidrogênio verde é considerado a produção mais limpa, proveniente de formas não agressivas de energia, como a eólica.

Por esse motivo, é considerado 100% sustentável. Para produzi-lo, é necessário passar uma corrente elétrica pela molécula de água, dividindo-a no meio e separando o hidrogênio do oxigênio.

Esse componente verde está começando a ser considerado como alternativa para a descarbonização, mas ainda é melhor aproveitado em pequenos usos, pois a produção em larga escala não é tão rápida.

Hidrogênio Azul

Enquanto isso, o hidrogênio azul é produzido a partir da queima de gás natural ou de carvão mineral com altas temperaturas.

Dessa forma, o carbono emitido é captado e armazenado, obtendo as moléculas como subproduto do vapor.

Essa categoria pode atender as demandas com mais eficiência, especialmente no Brasil. Isso porque, trata-se de um dos maiores potenciais nacionais, com abundância em gás natural, é o que indica o consultor de energia Eduardo Navarro Antonello

Assim, seria possível aproveitar a produção energética e obter hidrogênio no mesmo processo, otimizando custos e contribuindo para a descarbonização da indústria.

Hidrogênio pode ser uma solução para metas climáticas

No futuro, o hidrogênio pode ser a principal solução para que os países atinjam as metas climáticas, e vale a pena considerar essa opção para as transições energéticas em conjunto com o gás natural.

Além disso, o Brasil se destaca nesse cenário, e pode ser uma potência no fornecimento sustentável para o mundo. Nesse caso, é fundamental que exista um investimento concreto nessa área, especialmente hidrogênio azul, proveniente do gás natural.

Mais Visitados Valentine's Day: data começa a se popularizar no comércio brasileiro , 4 benefícios dos ônibus BRT para a mobilidade urbana , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro , Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito , Avanços e desafios do transporte público para PCDs

Veja outras matérias

Após Programa De Tv, Mineiro Pede Conta Em Imobiliária E Vira Artesão Suspensão da CNH para Condutores de Atividade Remunerada se dá somente a partir de 40 pontos O FUTURO É EFICIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS! Aumento da produção e resultados da colheita do milho impulsionam economia agrícola Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Cinemóvel Solar Leva Cinema Ao Ar Livre Para Comunidades Do Paraná Alimentos Funcionais para Melhorar o Desempenho Físico: Mitos e Verdades Eline Martins Reúne Sucessos No Dvd "Um Amor De Cinema" TOP 5 Sistemas Omnichannel no Brasil 200 Bolsas Integrais para Formação em Programação Web para pessoas de grupos sub-representados Venha Lutar Pela Paz E União Com A Cec Brasil Comissão Dos Evangélicos E Cristãos Acordo de Bitributação entre Brasil e Austrália: O Que Você Precisa Saber Assis e Mollerke Assessoria de Cobranças auxilia empresas com inadimplentes WGP 76: Brasil e Chile na disputa pelo cinturão Cruzador Entenda a importância do ônibus em grandes cidades Design inclusivo: entenda mais sobre a técnica que oferece mais acessibilidade no transporte público A História Empreendedora de Sueli Benvenuto: (Re)escrevendo Minha História em sua biografia A Criptomoeda Meme Que Pode Superar Shiba Inu E Babydog Banda Nova Companhia é apadrinhada por Chiclete Ferreira. VoIP: A Solução Inteligente para Empresas na Era Digital Acessos Brasil: Leve Seu Site Ao Topo E Seja Visto! Projeto Corpo Perfeito: Transformando Sonhos em Realidade com Cirurgias Estéticas Gratuitas Tl No Beat Produz Álbum Reality’$ De Nathyzika
O texto acima "Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais