Hidrogênio é aposta para descarbonização da economia mundial
O hidrogênio está se tornando uma possibilidade para a descarbonização da economia mundial, e pode ser uma alternativa para o Brasil e para o mundo, junto com outras opções que estão sendo avaliadas.
Segundo Eduardo Navarro Antonello, especialista em energia e fundador da Golar Power e Macaw Energies, o gás natural, abundante no cenário nacional, também pode ser uma fonte de desenvolvimento sustentável e reduzir ainda mais as emissões de gases.
“A partir do gás natural usando reforma de metano a vapor e tecnologia de captura e armazenamento de carbono, é possível ter o desenvolvimento massivo de hidrogênio azul e, assim, contribuir com as metas climáticas de 2050”. Ele afirma também que o gás natural desempenha um papel importante para a geração de energia. Além disso, é uma solução simples e rápida para reduzir as emissões de carbono na indústria.
Hidrogênio e a descarbonização
Em seu artigo para o Portal Petróleo Hoje, Eduardo Navarro Antonello afirma “Como o hidrogênio queima de forma mais limpa e reduz a poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa, a mistura do hidrogênio (especialmente hidrogênio produzido a partir de fontes de baixo carbono) com gás natural em dutos é uma das soluções viáveis.”
O hidrogênio seria uma alternativa interessante para atingir esses objetivos, especialmente após um relatório do Ministério de Minas e Energia e da Empresa de Pesquisa Energética que indica a possibilidade de suprimento da demanda.
O hidrogênio verde tem potencial de suprir 25% da necessidade energética do mundo até 2050, criando um mercado de US$ 10 trilhões em 25 anos.
Nesse cenário, o Brasil se destaca, por já ter anunciado o primeiro projeto de produção em escala industrial, conforme divulga a revista FAPESP.
Isso é fundamental para que o País possa cumprir suas metas definidas na COP27, que aborda os seguintes compromissos:
- redução das emissões de gases de efeito estufa em 37% em 2025;
- redução de emissão de gases em 50% em 2030;
- alcançar neutralidade de carbono até 2050;
Alguns países também ambicionam a neutralidade no futuro, mas é necessário descarbonizar a indústria primeiro, e o hidrogênio pode ser a solução.
Tipos de hidrogênio
Para tornar o hidrogênio eficiente nas metas de reduzir a emissão de carbono, é fundamental utilizar a categoria adequada para cada necessidade.
Conheça mais sobre os tipos de produção e a importância de cada um:
Hidrogênio Verde
Atualmente, o hidrogênio verde é considerado a produção mais limpa, proveniente de formas não agressivas de energia, como a eólica.
Por esse motivo, é considerado 100% sustentável. Para produzi-lo, é necessário passar uma corrente elétrica pela molécula de água, dividindo-a no meio e separando o hidrogênio do oxigênio.
Esse componente verde está começando a ser considerado como alternativa para a descarbonização, mas ainda é melhor aproveitado em pequenos usos, pois a produção em larga escala não é tão rápida.
Hidrogênio Azul
Enquanto isso, o hidrogênio azul é produzido a partir da queima de gás natural ou de carvão mineral com altas temperaturas.
Dessa forma, o carbono emitido é captado e armazenado, obtendo as moléculas como subproduto do vapor.
Essa categoria pode atender as demandas com mais eficiência, especialmente no Brasil. Isso porque, trata-se de um dos maiores potenciais nacionais, com abundância em gás natural, é o que indica o consultor de energia Eduardo Navarro Antonello
Assim, seria possível aproveitar a produção energética e obter hidrogênio no mesmo processo, otimizando custos e contribuindo para a descarbonização da indústria.
Hidrogênio pode ser uma solução para metas climáticas
No futuro, o hidrogênio pode ser a principal solução para que os países atinjam as metas climáticas, e vale a pena considerar essa opção para as transições energéticas em conjunto com o gás natural.
Além disso, o Brasil se destaca nesse cenário, e pode ser uma potência no fornecimento sustentável para o mundo. Nesse caso, é fundamental que exista um investimento concreto nessa área, especialmente hidrogênio azul, proveniente do gás natural.
Mais Visitados Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente , Como a tecnologia têm influenciado a mobilidade urbana , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono , 5 estratégias para reduzir o congestionamento nas cidades , Dia do escritor: confira os artistas da área mais proeminentes no Brasil
Veja outras matérias
Desafio de leitura: Criando metas e estratégias para ampliar sua biblioteca pessoal
A democratização da energia solar chegou
Techsocial Redefine A Gestão De Fornecedores Com Soluções Inovadoras Em Tecnologia
Agência De Marketing Incentiva Os Clientes A Serem Influenciadores Das Suas Marcas
Dj Zen Eyer: Referência Mundial Em Zouk Levando A Dança Brasileira Aos Cinco Continentes
Entenda porque o ônibus é um meio de transporte tão sustentável
Descubra como as Reservas Online Gratuitas podem Ajudar o Seu Salão de Beleza
Programa Minas sem Fome
Brasil Transforma Indústria Global De Lítio
Por que ônibus é um transporte sustentável?
Personal das celebridades Márcio Lui lança curso inédito de gestão de carreira de personal trainer
O Que É A Barra Roscada B7 E Para Que Serve? Guia Completo!
Lutando Por Justiça: A Jornada De Juju Do Social Um Ativista Social Que Inspira Gerações
Autoridade de marca e a confiança do cliente
Atelex Avança No Mercado De Energia Sustentável Com Criação Da Atelex Eco Energia
Wall Street Cast Debate Como Identificar O Perfil Do Investidor
Drones Na Investigação
Dia do comerciante: saiba mais sobre a data que impulsionou o empreendedorismo no Brasil
Conheça os principais precursores do empreendedorismo no Brasil
Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo
15ª Engitec Edição Deste Ano Discute As Tecnologias Para Integrar O Legislativo Brasileiro
Jovens atletas do projeto “Do Tatame para a Vida” conquistam pódio no Mundial de Jiu-Jitsu
Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário
Indústria Do Lítio Impulsiona O Desenvolvimento Do Vale Do Jequitinhonha Em Minas
Divulge