Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus
Você já deve ter ouvido falar que o avião tem uma caixa preta, certo? No ônibus, essa “caixa preta” é chamada de tacógrafo, um dispositivo que faz uma espécie de raio-x da rotina do motorista ao volante, medindo desde a velocidade até o tempo gasto em cada viagem.
O que é para que serve o tacógrafo?
O tacógrafo de ônibus consiste em uma pequena caixa plástica – o tamanho se assemelha a um CD - instalada no veículo, reunindo diversos discos feitos de papel especial, chamados de diagramas. Trata-se de um mecanismo de registro.
Os dados registrados incluem informações como velocidade, tempo de condução, tempo de pausas e paradas, distância percorrida e outros detalhes relevantes. Ou seja, a principal função de um tacógrafo de ônibus é registrar tudo o que acontece durante as viagens.
Entenda os riscos de um ônibus rodar sem o tacógrafo
O tacógrafo, esse dispositivo aparentemente simples, tem um papel fundamental na segurança no transporte público e no trânsito das cidades. Ou seja, o tacógrafo de ônibus também contribui para uma melhor mobilidade urbana, uma vez que um dos objetivos dessa ferramenta é garantir um transporte coletivo mais seguro e eficiente.
Portanto, ignorar ou subestimar a importância do tacógrafo pode ter sérias consequências que afetam não apenas os motoristas, mas também todos os usuários das vias públicas.
Um dos riscos mais óbvios e perigosos é o excesso de velocidade. Sem o monitoramento constante da velocidade pelo tacógrafo, motoristas podem facilmente ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos. Isso não apenas coloca em risco a vida dos passageiros e outros usuários das ruas, mas também pode resultar em multas significativas e perda de licença para o motorista.
Muitos tacógrafos modernos também registram informações sobre o funcionamento do veículo. Ignorar esses registros pode levar a problemas de manutenção não detectados, resultando em avarias inesperadas e potencialmente perigosas.
Outro risco iminente é a fadiga do motorista. Ignorar os tempos de direção e descanso registrados pelo tacógrafo pode levar a jornadas excessivamente longas, que não apenas afetam a atenção e o estado de alerta do motorista, mas também podem resultar em acidentes graves. Além disso, a legislação muitas vezes exige intervalos regulares para garantir a segurança dos motoristas e de todos na estrada.
Em suma, o tacógrafo de ônibus é uma importante ferramenta para o gestor de uma empresa de transporte público, uma vez que através dela, tem acesso a informações que podem contribuir para a resolução de problemas e implantação de melhorias e mudanças.
Para o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade. “Alcançar a excelência na operação do serviço e na satisfação do cliente só é possível com uma equipe motivada capaz de entregar um serviço de alta qualidade para fidelizar o cliente”.
Como se vê, a utilização do tacógrafo de ônibus vai além de uma mera obrigatoriedade que se faz necessária para rastrear e controlar o transporte de pessoas.
Esse dispositivo desempenha um papel essencial na segurança e eficiência das operações de transporte público. Garante que os motoristas cumpram as regulamentações, ajuda na prevenção de acidentes e facilita a manutenção dos veículos. Em última análise, seu uso é uma salvaguarda fundamental para garantir que os ônibus continuem a ser um meio de transporte seguro e confiável nas grandes cidades.
“A qualidade dos transportes públicos não se define apenas pelos insumos que utiliza, mas por tudo o que se integra ao sistema da mobilidade: preparação de pessoal, tempo e distância dos deslocamentos, organização do trânsito, etc”, reforça o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.
Mais Visitados Produção de ônibus aumenta no país , Segurança no transporte: como a tecnologia tem ajudado a proteger motoristas e passageiros , Investimentos no mercado atual: como lidar com oportunidades e desafios sendo empreendedor , Desafios e soluções para mobilidade urbana , Avanços e desafios do transporte público para PCDs
Veja outras matérias
Trap é o Novo Rock 'n' Roll: Tio Galera Lança Mixtape "Jesus is a Rockstar"
Como a integração do transporte melhora a mobilidade urbana
Estudos Científicos Apontam Que Nossos Genes Neandertais Podem Estar Associados À Predisposição A Diabetes E Obesidade
Após O Sucesso De “Zone”, Omar Lança Novo Álbum “Sorte”
Os principais benefícios do Whey Protein
Conheça o Weni Brain, a mais avançada camada de Inteligência Artificial conversacional
Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário
Rapha Mendonça e Ale Bento fazem, juntos, 100 anos e promovem ação de solidariedade diante a situação do RS
Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus
Gestão Escolar e Exercícios De Liderança.
Iluminando com estilo: Tramontina apresenta Lâmpadas Filamento LED
Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário
Dicas para montar seu computador Gamer
Margô Coffee Bar: O Refúgio De Alegria E Música Boa Em Sorocaba
Como as boas práticas agrícolas e tecnologia estão impactando a safra do milho
Dia das Mães 2023: 8 dicas para vender mais em lojas físicas e digitais
Como fazer análise da concorrência e se destacar em seu nicho de mercado
First Metal se destaca como fornecedor certificado de tubos e conexões de inox no mercado nacional
Geração Z: Catarinense Sofia Schaadt Se Une A Lorena Queiroz Num Podcast Para Nativos Digitais
A Arte da Pesca com Isca Natural
Nem toda TV Box é ilegal: saiba como a Anatel descobre se ela é pirata
Conheça quatro franquias de saúde, beleza e bem-estar para empreender
A Importância da Consultoria em TI para o Sucesso Empresarial na Era Digital
Weni avança em IA Generativa com o Super Zero Shot: o novo padrão de inteligência
Divulge