Notícias Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus

Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus

Você já deve ter ouvido falar que o avião tem uma caixa preta, certo? No ônibus, essa “caixa preta” é chamada de tacógrafo, um dispositivo que faz uma espécie de raio-x da rotina do motorista ao volante, medindo desde a velocidade até o tempo gasto em cada viagem.

O que é para que serve o tacógrafo?

O tacógrafo de ônibus consiste em uma pequena caixa plástica – o tamanho se assemelha a um CD - instalada no veículo, reunindo diversos discos feitos de papel especial, chamados de diagramas. Trata-se de um mecanismo de registro.

Os dados registrados incluem informações como velocidade, tempo de condução, tempo de pausas e paradas, distância percorrida e outros detalhes relevantes. Ou seja, a principal função de um tacógrafo de ônibus é registrar tudo o que acontece durante as viagens.

Entenda os riscos de um ônibus rodar sem o tacógrafo

O tacógrafo, esse dispositivo aparentemente simples, tem um papel fundamental na segurança no transporte público e no trânsito das cidades. Ou seja, o tacógrafo de ônibus também contribui para uma melhor mobilidade urbana, uma vez que um dos objetivos dessa ferramenta é garantir um transporte coletivo mais seguro e eficiente.

Portanto, ignorar ou subestimar a importância do tacógrafo pode ter sérias consequências que afetam não apenas os motoristas, mas também todos os usuários das vias públicas.

Um dos riscos mais óbvios e perigosos é o excesso de velocidade. Sem o monitoramento constante da velocidade pelo tacógrafo, motoristas podem facilmente ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos. Isso não apenas coloca em risco a vida dos passageiros e outros usuários das ruas, mas também pode resultar em multas significativas e perda de licença para o motorista.

Muitos tacógrafos modernos também registram informações sobre o funcionamento do veículo. Ignorar esses registros pode levar a problemas de manutenção não detectados, resultando em avarias inesperadas e potencialmente perigosas.

Outro risco iminente é a fadiga do motorista. Ignorar os tempos de direção e descanso registrados pelo tacógrafo pode levar a jornadas excessivamente longas, que não apenas afetam a atenção e o estado de alerta do motorista, mas também podem resultar em acidentes graves. Além disso, a legislação muitas vezes exige intervalos regulares para garantir a segurança dos motoristas e de todos na estrada.

Em suma, o tacógrafo de ônibus é uma importante ferramenta para o gestor de uma empresa de transporte público, uma vez que através dela, tem acesso a informações que podem contribuir para a resolução de problemas e implantação de melhorias e mudanças.

Para o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade. “Alcançar a excelência na operação do serviço e na satisfação do cliente só é possível com uma equipe motivada capaz de entregar um serviço de alta qualidade para fidelizar o cliente”.

Como se vê, a utilização do tacógrafo de ônibus vai além de uma mera obrigatoriedade que se faz necessária para rastrear e controlar o transporte de pessoas.

Esse dispositivo desempenha um papel essencial na segurança e eficiência das operações de transporte público. Garante que os motoristas cumpram as regulamentações, ajuda na prevenção de acidentes e facilita a manutenção dos veículos. Em última análise, seu uso é uma salvaguarda fundamental para garantir que os ônibus continuem a ser um meio de transporte seguro e confiável nas grandes cidades.

“A qualidade dos transportes públicos não se define apenas pelos insumos que utiliza, mas por tudo o que se integra ao sistema da mobilidade: preparação de pessoal, tempo e distância dos deslocamentos, organização do trânsito, etc”, reforça o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

Mais Visitados Por que ônibus é um transporte sustentável? , Dia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior , Expansão do transporte público poderia reduzir em 40% as emissões de carbono , Inteligência artificial e educação: como a IA auxilia na aprendizagem , Jovens atletas do projeto “Do Tatame para a Vida” conquistam pódio no Mundial de Jiu-Jitsu

Veja outras matérias

A importância da Jornada orientada para o cliente. Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil Indústria Do Lítio Impulsiona O Desenvolvimento Do Vale Do Jequitinhonha Em Minas A 62ª Expoagro de Campos dos Goytacazes/RJ: O Maior Espetáculo do Interior Fluminense Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água Empresa lança robô aspirador com Wi-Fi na Expolazer, o único capaz de limpar paredes de piscinas Marketing De Experiência: Como Marcas Transformam Campanhas Em Memórias E Comunidades Quais são os benefícios do box para banheiro? Design inclusivo: entenda mais sobre a técnica que oferece mais acessibilidade no transporte público Empresa Líder em Propriedades Digitais comemora 3.500 intermediações de Serviço Inovador de Compra e Venda de Contas Digitais Pioneirismo da Atelex: Operadoras na Rota da Transformação Digital, diz Barrionovo O que o Brasil precisa para ter independência energética?" Porto De Santos Ruma A Novo Recorde De Movimentação De Cargas Em 2024 Dia da Educação: aumenta número de alunos no ensino superior Tudo sobre a proteína Whey Protein Design De Rótulos, 7 Segundos Decisivos Na Escolha Do Consumidor. A Arte da Pesca com Isca Natural Como Economizar na Compra de Materiais de Construção Entenda as melhorias que o BRT trouxe para o transporte público Mobilidade urbana: confira 5 tendências do setor Gás natural: solução para descarbonização da eletricidade e da indústria Calibrador de pneus para postos de gasolina e clientes finais! Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.
O texto acima "Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais