Notícias Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus

Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus

Você já deve ter ouvido falar que o avião tem uma caixa preta, certo? No ônibus, essa “caixa preta” é chamada de tacógrafo, um dispositivo que faz uma espécie de raio-x da rotina do motorista ao volante, medindo desde a velocidade até o tempo gasto em cada viagem.

O que é para que serve o tacógrafo?

O tacógrafo de ônibus consiste em uma pequena caixa plástica – o tamanho se assemelha a um CD - instalada no veículo, reunindo diversos discos feitos de papel especial, chamados de diagramas. Trata-se de um mecanismo de registro.

Os dados registrados incluem informações como velocidade, tempo de condução, tempo de pausas e paradas, distância percorrida e outros detalhes relevantes. Ou seja, a principal função de um tacógrafo de ônibus é registrar tudo o que acontece durante as viagens.

Entenda os riscos de um ônibus rodar sem o tacógrafo

O tacógrafo, esse dispositivo aparentemente simples, tem um papel fundamental na segurança no transporte público e no trânsito das cidades. Ou seja, o tacógrafo de ônibus também contribui para uma melhor mobilidade urbana, uma vez que um dos objetivos dessa ferramenta é garantir um transporte coletivo mais seguro e eficiente.

Portanto, ignorar ou subestimar a importância do tacógrafo pode ter sérias consequências que afetam não apenas os motoristas, mas também todos os usuários das vias públicas.

Um dos riscos mais óbvios e perigosos é o excesso de velocidade. Sem o monitoramento constante da velocidade pelo tacógrafo, motoristas podem facilmente ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos. Isso não apenas coloca em risco a vida dos passageiros e outros usuários das ruas, mas também pode resultar em multas significativas e perda de licença para o motorista.

Muitos tacógrafos modernos também registram informações sobre o funcionamento do veículo. Ignorar esses registros pode levar a problemas de manutenção não detectados, resultando em avarias inesperadas e potencialmente perigosas.

Outro risco iminente é a fadiga do motorista. Ignorar os tempos de direção e descanso registrados pelo tacógrafo pode levar a jornadas excessivamente longas, que não apenas afetam a atenção e o estado de alerta do motorista, mas também podem resultar em acidentes graves. Além disso, a legislação muitas vezes exige intervalos regulares para garantir a segurança dos motoristas e de todos na estrada.

Em suma, o tacógrafo de ônibus é uma importante ferramenta para o gestor de uma empresa de transporte público, uma vez que através dela, tem acesso a informações que podem contribuir para a resolução de problemas e implantação de melhorias e mudanças.

Para o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade. “Alcançar a excelência na operação do serviço e na satisfação do cliente só é possível com uma equipe motivada capaz de entregar um serviço de alta qualidade para fidelizar o cliente”.

Como se vê, a utilização do tacógrafo de ônibus vai além de uma mera obrigatoriedade que se faz necessária para rastrear e controlar o transporte de pessoas.

Esse dispositivo desempenha um papel essencial na segurança e eficiência das operações de transporte público. Garante que os motoristas cumpram as regulamentações, ajuda na prevenção de acidentes e facilita a manutenção dos veículos. Em última análise, seu uso é uma salvaguarda fundamental para garantir que os ônibus continuem a ser um meio de transporte seguro e confiável nas grandes cidades.

“A qualidade dos transportes públicos não se define apenas pelos insumos que utiliza, mas por tudo o que se integra ao sistema da mobilidade: preparação de pessoal, tempo e distância dos deslocamentos, organização do trânsito, etc”, reforça o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

Mais Visitados Conservação do solo: práticas que mantém a produtividade e protegem o meio ambiente , Como a mobilidade no transporte público pode combater a desigualdade social , BRT ao redor do mundo: conheça exemplos de sucesso , Entenda a importância do ônibus em grandes cidades , Entenda porque o ônibus é um meio de transporte tão sustentável

Veja outras matérias

10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza Natal: Tempo De Esperança Para Casais Que Buscam A Maternidade Chácara Estâncias Azaleias: Seu Refúgio Perfeito em Barretos Suncable Cabos Fotovoltaicos Conquista Mercado Solar Gordura Na Barriga: Quando Deve Ser Motivo Para Consultar Um Médico? Banda Nova Companhia é apadrinhada por Chiclete Ferreira. O Boticário Leva Time Feminino E Diverso Ao Doce Maravilha Franquias para empreender na região Sudeste em 2024 DHI BRASIL chega a Brasília trazendo técnicas avançadas em transplante capilar Dia Nacional das Comunicações: por que a conectividade é tão importante no meio rural? Quanto ganha um Motion Designer no Brasil: salário médio e fatores que influenciam a remuneração Laison Santos: Um especialista em ufologia que desvenda os mistérios do universo Techsocial E Foresea Celebram Reconhecimento No Prêmio Inbrasc 2024 Por Inovação Em Supply Chain Como ter um sistema de agendamento online para salão de beleza Anvisa avança na padronização de inspeções sanitárias em serviços de saúde Mudanças No Mercado Financeiro De 2025 Escolas Economizam Na Escolha Da Lousa Como O Banheiro De Aspersão Ajuda Seu Rebanho Tecnologia Mineira Promete Revolucionar A Secagem E Torra Do Café No Brasil Dicas: especialista explica como turbinar os resultados de uma loja virtual Sherlock Holmes No Século Xxi: Entre Tradição E Tecnologia 4 Fatos Que A Genética Conta Sobre Sua Pele Você sabe o que é busologia? A Nova Revista Detetive: Informação Técnica E Experiência Na Investigação
O texto acima "Saiba mais sobre a importância do tacógrafo de um ônibus" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais