Economia Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção

Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção

 A previsão para a safra de grãos no Brasil no ciclo 2022/2023 é positiva, com estimativa recorde para a colheita.

Segundo levantamentos, o País irá superar mais de 300 milhões de toneladas, número impulsionado especialmente pela produção de soja.

Além de aumentar o número de hectares plantados, a cultura também recebeu investimentos consideráveis em suas principais regiões, como o oeste da Bahia.

A localidade conta com dois dos maiores municípios produtores do Brasil: Formosa do Rio Preto e São Desidério.

Com técnicas mais avançadas de plantio, a região contribuiu para um aumento considerável na safra de soja e outros grãos no ciclo 2022/23.

Expectativas do mercado de soja em 2023

A produtividade nacional terá um volume de produção de 313 milhões de toneladas, segundo levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária.

A expectativa é um aumento de 15%, se comparado com os resultados obtidos no ciclo anterior, com um crescimento expressivo de quase 42 milhões de toneladas.

O mercado também está reagindo positivamente a esses números recordes, passando por uma recuperação econômica que permite aumentar a disponibilidade de grãos e expandir a tendência de melhores preços internos.

Embora alguns grãos tenham expectativa de redução, a safra de 2022/2023 na produção de soja não terá alterações significativas, mantendo-se estável para exportações.

Aumento da área de produção de soja na Bahia

O crescimento recorde na colheita de grãos no Brasil foi resultado direto da elevação na área plantada para produção de soja no Brasil, que chegou a 76,8 milhões de hectares, com especial concentração no estado da Bahia.

A região conta com uma área plantada de 1,850 milhões de hectares, com produção de 6,844 milhões de toneladas, entre elas as fazendas do Agronegócio Estrondo

Por conta disso, acompanha uma expectativa positiva para a produção de grãos, especialmente soja, que terá cerca de 67 sacas por hectare. Ao todo, o estado possui rendimento médio de 3.720 kg/ha, ficando à frente das demais regiões brasileiras.

Plantio direto beneficia a produtividade de soja

Parte desse destaque na região do oeste da Bahia se dá pela aplicação do plantio direto, uma prática que reduz o tempo de cada etapa do processo.

Essa prática permite que a plantação ocorra sem que o solo seja inteiramente arado, retirando os nutrientes presentes na terra. Além disso, utiliza outros elementos naturais para aumentar a proteção da semente, como a palha.

Dessa forma, é possível utilizar menos máquinas, e, consequentemente, ter menos gastos no momento do plantio. Ainda, elementos como chuvas não atrapalham o ciclo, pois existe a possibilidade de seguir com o ciclo em menos tempo.

Além disso, o plantio direto também contribui para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa, permitindo que a agropecuária possa atingir as metas de preservação definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por esse motivo, empreendimentos relevantes já utilizam essa técnica, como o Agronegócio Estrondo, que incentiva o modelo desde 2000.

Resultados da produção de soja em 2022/2023 são positivos

A produção de soja na safra de 2022/2023 será positiva, principalmente por conta de números recordes em diversas regiões do País, como o oeste da Bahia, que se destacou na colheita.

Por meio de investimentos e práticas mais sustentáveis, como o plantio direto, empreendimentos como o Agronegócio Estrondo contribuem para que o Brasil tenha um ciclo de soja recorde.

Dessa forma, será possível esperar números positivos ao final da colheita, por meio de práticas eficientes, que ajudam a preservar o solo, atuando de forma mais sustentável com essa cultura.


Mais Visitados Dia Mundial da Água: dicas e ações sustentáveis para o uso da água , Criado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo , Dicas para usar o transporte público no Rio de Janeiro , Dicas para escolher os melhores destinos de inverno em sua viagem de férias , Como melhorar o transporte público em metrópoles

Veja outras matérias

Teatro gratuito chega a Minas Gerais para alertar o público sobre a importância da sustentabilidade DefinaMax: O Suplemento Ideal para o Seu Emagrecimento Entenda mais sobre a importância de ter experiências artísticas em casa Lavagem de Dinheiro e seu Combate: Os Impactos na Economia Global Lançamento de (RE)ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA com Sueli Benvenuto na Livraria Martins Fontes Paulista: Uma Experiência Única! Estudar com listas de questões: Benefícios e recursos gratuitos Atelex Inc. Impulsiona Oferta de Telefonia em Nuvem com Expansão Nacional DJ Clauz: Energizando o público como único representante do ritmo eletrofunk do Piauí Dia nacional do teatro: Importância da arte e cultura cênica A Importância da Consultoria em TI para o Sucesso Empresarial na Era Digital A Crescente Participação dos Técnicos Industriais em Licitações Governamentais Milionárias Lançamento De “Os Obstáculos Da Fé Expansão da Tecnologia VoIP em Escolas de Rondônia: Melhor Comunicação para a Comunidade Escolar Dia Nacional do Milho: Importância no agronegócio brasileiro Alisson T. Araújo Diretor de Fotografia marca presença no Tapete Vermelho do Festival de Cinema de Gramado Agendamento online para salão de beleza: como escolher o melhor? Costura Aí: Sua Destino Premium para Materiais de Costura Inteligência artificial e educação: como a IA auxilia na aprendizagem Universo Baterias: Pioneirismo e Qualidade no Mercado de Baterias do Pará Conheça o DJ Clauz do Piauí FS Logistics se consolida como um dos aliados do agente de carga no Brasil Gás natural pode reduzir 10% das emissões globais de CO² do setor de energia Mercado Livre de Energia ganha força com perspectivas de expansão para consumidores residenciais Parceria entre Gilbarco Veeder-Root e TecSoft traz novidades para postos de combustíveis do Rio Grande do Norte
O texto acima "Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais