
Safra de soja 2022/2023 deve ter recorde de produção
A previsão para a safra de grãos no Brasil no ciclo 2022/2023 é positiva, com estimativa recorde para a colheita.
Segundo levantamentos, o País irá superar mais de 300 milhões de toneladas, número impulsionado especialmente pela produção de soja.
Além de aumentar o número de hectares plantados, a cultura também recebeu investimentos consideráveis em suas principais regiões, como o oeste da Bahia.
A localidade conta com dois dos maiores municípios produtores do Brasil: Formosa do Rio Preto e São Desidério.
Com técnicas mais avançadas de plantio, a região contribuiu para um aumento considerável na safra de soja e outros grãos no ciclo 2022/23.
Expectativas do mercado de soja em 2023
A produtividade nacional terá um volume de produção de 313 milhões de toneladas, segundo levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária.
A expectativa é um aumento de 15%, se comparado com os resultados obtidos no ciclo anterior, com um crescimento expressivo de quase 42 milhões de toneladas.
O mercado também está reagindo positivamente a esses números recordes, passando por uma recuperação econômica que permite aumentar a disponibilidade de grãos e expandir a tendência de melhores preços internos.
Embora alguns grãos tenham expectativa de redução, a safra de 2022/2023 na produção de soja não terá alterações significativas, mantendo-se estável para exportações.
Aumento da área de produção de soja na Bahia
O crescimento recorde na colheita de grãos no Brasil foi resultado direto da elevação na área plantada para produção de soja no Brasil, que chegou a 76,8 milhões de hectares, com especial concentração no estado da Bahia.
A região conta com uma área plantada de 1,850 milhões de hectares, com produção de 6,844 milhões de toneladas, entre elas as fazendas do Agronegócio Estrondo
Por conta disso, acompanha uma expectativa positiva para a produção de grãos, especialmente soja, que terá cerca de 67 sacas por hectare. Ao todo, o estado possui rendimento médio de 3.720 kg/ha, ficando à frente das demais regiões brasileiras.
Plantio direto beneficia a produtividade de soja
Parte desse destaque na região do oeste da Bahia se dá pela aplicação do plantio direto, uma prática que reduz o tempo de cada etapa do processo.
Essa prática permite que a plantação ocorra sem que o solo seja inteiramente arado, retirando os nutrientes presentes na terra. Além disso, utiliza outros elementos naturais para aumentar a proteção da semente, como a palha.
Dessa forma, é possível utilizar menos máquinas, e, consequentemente, ter menos gastos no momento do plantio. Ainda, elementos como chuvas não atrapalham o ciclo, pois existe a possibilidade de seguir com o ciclo em menos tempo.
Além disso, o plantio direto também contribui para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa, permitindo que a agropecuária possa atingir as metas de preservação definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Por esse motivo, empreendimentos relevantes já utilizam essa técnica, como o Agronegócio Estrondo, que incentiva o modelo desde 2000.
Resultados da produção de soja em 2022/2023 são positivos
A produção de soja na safra de 2022/2023 será positiva, principalmente por conta de números recordes em diversas regiões do País, como o oeste da Bahia, que se destacou na colheita.
Por meio de investimentos e práticas mais sustentáveis, como o plantio direto, empreendimentos como o Agronegócio Estrondo contribuem para que o Brasil tenha um ciclo de soja recorde.
Dessa forma, será possível esperar números positivos ao final da colheita, por meio de práticas eficientes, que ajudam a preservar o solo, atuando de forma mais sustentável com essa cultura.
Mais Visitados Mercado de GNL de pequena escala é oportunidade de uso do gás natural brasileiro , Dia do Consumidor: data é considerada a Black Friday do primeiro semestre , Por que vale a pena usar o transporte público no Brasil? Veja as principais razões! , Entenda como o turismo ecológico auxilia na preservação do meio ambiente , Saiba como os corredores de ônibus são essenciais para a eficiência do trânsito
Veja outras matérias
A Crescente Participação dos Técnicos Industriais em Licitações Governamentais Milionárias
Como Funciona Os Projetores De Tela?
Promessas do Surf: esses são brasileiros que brilham no ranking mundial júnior
Aprender inglês: uma das metas de ano novo mais populares dos brasileiros
O Desafio Do Mercado Nos Últimos 4 Anos
Jogos Olímpicos de Paris 2024: Brasil é o segundo país latino-americano com mais medalhas
Passeio oferece experiência para amantes de café e vinho
Com Autonomia E Participação Social, Comissão Organizada Pela Brazil Iron Se Torna Modelo De Governança E Transparência
Comer macarrão com arroz e feijão, Pizza de Sushi, os piores crimes gastronômicos dos brasileiros
Terceira edição do Programa Mulheres Cooperativistas aborda autocuidado, carreira e saúde feminina
Agendamento online para salão de beleza: como escolher o melhor?
Obrigação e Responsabilidade: O Impacto da AFE e do Registro na Anvisa no Mundo Empresarial
Por Que Comprar Lousa De Vidro?
Lideranças Debatem Futuro Do Poder Legislativo Em Encontro Em Brasília
O Bicampeão Gabaritou No Fim De Semana E Conquistou Sua Quarta Vitória Na Pista De Londrina
Rodrigo GR6 é um dos principais impulsionadores da expansão da Música Urbana
Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda
Chuvas Intensas Na Região De Jundiaí: Aprenda A Prevenir Os Riscos Com Desentupidoras
Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos
Juliano Junqueira o rei do mercado imobiliário no brasil
O Que É O Parafuso Estrutural Astm A325?
Rondônia recebe, pela primeira vez, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos
Descubra quais documentos são necessários para acionar a proteção veicular em caso de acidentes
Nota Fiscal de remessa: o que é e para que serve esse documento fiscal?
Divulge