
Códigos, Qr E Inteligência: Como Os Rótulos Estão Se Tornando Portais Para O Consumidor
Rastreabilidade digital, interatividade e transparência transformam os rótulos em ferramentas estratégicas de informação e engajamento
Em um cenário de consumo cada vez mais exigente, os rótulos deixaram de ser apenas informativos e passaram a exercer um papel estratégico na relação entre marcas e consumidores. Tecnologias como QR codes, etiquetas inteligentes e realidade aumentada vêm tornando as embalagens verdadeiros portais de acesso a dados, conteúdos interativos e informações de origem, abrindo um novo capítulo na comunicação de produtos.
Entre os principais avanços está o uso massivo de QR codes. Ao escanear um código impresso no rótulo, o consumidor pode acessar uma variedade de conteúdos: informações nutricionais detalhadas, instruções de uso, certificações, origem de ingredientes e até vídeos explicativos. De acordo com a GS1 Brasil, 66% dos consumidores consideram a procedência dos alimentos uma informação essencial no momento da compra, o que reforça a importância da rastreabilidade como diferencial competitivo.
Outro avanço importante está no uso da rastreabilidade digital para produtos com ciclo de vida mais sensível, como medicamentos, alimentos frescos e cosméticos. Grandes indústrias têm adotado etiquetas inteligentes para garantir transparência em toda a cadeia de produção. Um levantamento do Ministério da Agricultura sobre rastreabilidade vegetal apontou que a tecnologia reduz em até 70% o tempo de resposta a contaminações e devoluções, além de aumentar a segurança do consumidor final.
Além da funcionalidade informativa, os rótulos também passaram a oferecer experiências. QR codes vinculados a conteúdos em realidade aumentada ou campanhas interativas têm sido utilizados por marcas para aumentar o engajamento, especialmente no ponto de venda. Essa abordagem conecta storytelling, tecnologia e usabilidade gerando dados relevantes para o marketing e promovendo relacionamento direto com o cliente.
Com mais de 17 anos de atuação no setor gráfico, a GrowLabel tem acompanhado de perto essa evolução no papel dos rótulos. A empresa atua com soluções em rotulagem que incorporam tecnologia digital, consultoria técnica e customização para indústrias dos setores alimentício, farmacêutico, logístico e cosmético. Acompanhando a crescente demanda por rastreabilidade e inteligência nas embalagens, a GrowLabel passou a oferecer, inclusive, integração de QR codes e suporte na estruturação de sistemas de compliance informativo e logístico.
"A tecnologia aplicada à rotulagem amplia o diálogo entre marcas e consumidores. Ela deixa de ser um detalhe estético e passa a ser parte central da estratégia de produto", afirma Raphael Bigal, CEO, da GrowLabel.
A empresa reforça que investir em rotulagem inteligente é também uma resposta às novas exigências de transparência, rastreabilidade e engajamento que estão moldando o futuro da indústria e do consumo.
Mais Visitados Com O Ep "F", Ferato Completa Ciclo De Lançamentos Em Bossa Nova , Dj Davi Dogdog Lança Novo Single "Águia Anda Com Águia" Com Mc Ducho Oficial , Litigância Predatória: Um Desafio Emergente No Sistema Judiciário Brasileiro , Copa Truck Petrobras – Beto Monteiro Conclui As Atividades De Potenza Com Pódio Na Primeira Corrida , Asteriumland Lança Álbum Magical Adventures E Transforma Músicas Infantis Em Experiências Educativas Globais
Veja outras matérias
Aluguel de imóvel com cartão de crédito? Especialista explica como
Amor, Dor E Renascimento: Sør4 Lança Clipe Carregado De Emoção E Poesia Visual
Banco Huzhou E Nayuta Capital Firmam Parceria Estratégica Para Fortalecer Operações Financeiras No Brasil
Por que utilizar Condicionador em Barra?
Brasileiros têm em média 4 dispositivos conectados à internet em casa, revela pesquisa
Inovação No Mercado Imobiliário?
A Importância de um Intermediador de Confiança na Compra e Venda de Canais do YouTube
DHI BRASIL chega a Brasília trazendo técnicas avançadas em transplante capilar
Side3 Disputa Prêmio Live 2025 Com Case De Elf No Festival Interlagos Na Categoria Marketing Esportivo
Indústria Farmacêutica lança podcast para desmistificar uso de medicamentos fitoterápicos
Tipos de alto-falantes ideais para instalação em carros
Dia do comerciante: saiba mais sobre a data que impulsionou o empreendedorismo no Brasil
Dra Lívia Santana de Matos Oliveira, dentista e influencer digital da saúde
Falsos torcedores: Uma mancha no Instagram dos times da Série A?
Uma boa propaganda é essencial para o sucesso de sua loja
Sigma Lithium Supera Meta De Produção De Lítio No Terceiro Trimestre
Inovações no comércio e marketing: Conheças as novas tendências do mercado
Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem
Embalagens Sustentáveis Em Alta: Como Os Rótulos Estão Se Adaptando À Nova Geração De Consumidores Conscientes
Advisor Talks 2024: um novo evento digital para assessores de investimentos
Conheça as cidades do Brasil que utilizam o BRT
Descubra os Benefícios da Osteopatia, Fisioterapia e RPG
Weni avança em IA Generativa com o Super Zero Shot: o novo padrão de inteligência
Transformação digital e inovação: como as empresas estão lidando com as novas tecnologias
Divulge