Educação No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais?

No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais?

Em muitas culturas, o Dia dos Namorados é tradicionalmente marcado por flores e declarações de amor. Mas, neste ano, especialistas em saúde pública propõem um gesto diferente e igualmente significativo: aproveitar a data para cuidar da saúde do casal, começando pela atualização da vacinação.



“A melhor forma de demonstrar cuidado é garantir que ambos estejam protegidos contra doenças evitáveis”, afirma Rosana Richtmann, infectologista e consultora de vacinas da Dasa. Ela ressalta que a imunização é uma forma concreta de proteger quem se ama — especialmente contra infecções que podem ser transmitidas em relações íntimas.



HPV: alta incidência e riscos a longo prazo

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no Brasil e no mundo. Estima-se que 10 milhões de pessoas estejam infectadas no país, com cerca de 700 mil novos casos por ano. O vírus pode causar verrugas genitais e diversos tipos de câncer — como de colo do útero, ânus, pênis e orofaringe.



“A vacina contra o HPV é segura, eficaz e indicada para homens e mulheres de 9 a 45 anos. É uma medida essencial de prevenção que protege os dois parceiros”, explica Richtmann.

Hepatites virais: ameaça silenciosa e global



As hepatites A e B também devem estar no radar dos casais. A hepatite B é transmitida por contato com sangue ou fluidos corporais e pode evoluir para doenças hepáticas graves. Já a hepatite A, embora menos comum na transmissão sexual, também representa risco em determinadas práticas.

De acordo com o Global Hepatitis Report 2024, da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais são a segunda maior causa infecciosa de mortes no mundo, empatadas com a tuberculose. São 1,3 milhão de mortes por ano, apesar da existência de vacinas eficazes e tratamento disponível.



Vacinas para prevenção

  • HPV (Papilomavírus Humano):
  • Proteção: contra tipos de vírus associados a cânceres de colo do útero, pênis, ânus, vulva, orofaringe e verrugas genitais.
  • Indicação: recomendável antes do início da vida sexual, mas também disponível para adolescentes e adultos em situações específicas. No Brasil, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de adultos de até 45 anos.
  • Tipos: bivalente (tipos 16 e 18) e quadrivalente (tipos 6, 11, 16, e 18).
  • Hepatite B:
  • Transmissão: Por contato com sangue e fluidos corporais, incluindo relações sexuais.
  • Calendário: parte do calendário infantil, mas adultos não vacinados devem receber as três doses.
  • Proteção adicional: indiretamente protege contra a hepatite Delta.
  • Hepatite A:
  • Transmissão: embora menos comum, pode ocorrer em práticas de sexo oral-anal.
  • Recomendação: disponível em alguns calendários vacinais e recomendada para grupos de risco.

Para Richtmann, é urgente que mais pessoas compreendam a importância da prevenção. “A vacina é uma medida simples, acessível e salva vidas. Atualizar o calendário vacinal é um passo concreto que pode ser dado agora.”


https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2025/marco/vacina-e-a-medida-mais-eficaz-de-prevencao-contra-o-hpv

https://bvsms.saude.gov.br/oms-soa-alarme-sobre-infeccoes-virais-por-hepatite-que-ceifam-3-500-vidas-por-dia/

 


 


Mais Visitados Novo Golpe No Whatsapp E Dicas De Segurança Para Compras Online , Levantamento Genético Aponta Risco Elevado De Doença Celíaca No Sudeste E Sul Do Brasil , Envelhecimento Populacional: Um Risco Para As Síndromes Respiratórias Graves , Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem , Casos De Coqueluche Crescem Quase 400% Em Bebês Menores De 1 Ano Em 2025

Veja outras matérias

Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário Crescimento do Veganismo: Tendências e estatísticas atuais Peu Mendes Apresenta O Ep “The Best Of Me” E Leva Emoção E Energia À Cena Instrumental Contemporânea O que o Brasil precisa para ter independência energética?" DunklDow: O destino definitivo para Sneakers exclusivos, criado por um jovem empreendedor Speech Analytics: O que é e como aplicar no omnichannel e PABX Virtual VoIP A Jornada Emocional de Cuidar de uma Criança com TDAH: Um Chamado à Empatia 15 Dicas Essenciais Para Estruturar Um E Commerce De Sucesso No Instagram Etiquetas De Resistência: Os Desafios De Rotular Produtos Em Ambientes Hostis De Umidade, Óleo E Frio Extremo Conheça o Beatmaker TL no Beat A pecuária é um motor econômico fundamental para o Brasil Entenda a diferença entre BRT x VLT Programa Minha Casa Minha Vida: Rogério Praes, palestrante especialista no segmento econômico fala sobre o assunto e esclarece dúvidas. Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário Terceirizar é solução de qualidade para gestão de unidades de saúde no Brasil ITCMD Estadual: Conheça as Alíquotas e Isenções em seu Estado Crescimento econômico: o papel fundamental do agronegócio na estabilidade financeira Moda outono-inverno 2023: como unir moda consciente com as principais tendências? O Token Misterioso Que Multiplicou 62X Em Apenas 3 Meses Como Economizar na Compra de Materiais de Construção Lousa De Vidro: Guia Completo Para Escolher Sem Erro Black Friday: especialista explica como escalar os resultados no e-commerce Cresce exponencialmente a comissão de defesa dos cristãos, CEC! Conheça os nomes mais populares para 2024
O texto acima "No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais