Educação No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais?

No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais?

Em muitas culturas, o Dia dos Namorados é tradicionalmente marcado por flores e declarações de amor. Mas, neste ano, especialistas em saúde pública propõem um gesto diferente e igualmente significativo: aproveitar a data para cuidar da saúde do casal, começando pela atualização da vacinação.



“A melhor forma de demonstrar cuidado é garantir que ambos estejam protegidos contra doenças evitáveis”, afirma Rosana Richtmann, infectologista e consultora de vacinas da Dasa. Ela ressalta que a imunização é uma forma concreta de proteger quem se ama — especialmente contra infecções que podem ser transmitidas em relações íntimas.



HPV: alta incidência e riscos a longo prazo

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no Brasil e no mundo. Estima-se que 10 milhões de pessoas estejam infectadas no país, com cerca de 700 mil novos casos por ano. O vírus pode causar verrugas genitais e diversos tipos de câncer — como de colo do útero, ânus, pênis e orofaringe.



“A vacina contra o HPV é segura, eficaz e indicada para homens e mulheres de 9 a 45 anos. É uma medida essencial de prevenção que protege os dois parceiros”, explica Richtmann.

Hepatites virais: ameaça silenciosa e global



As hepatites A e B também devem estar no radar dos casais. A hepatite B é transmitida por contato com sangue ou fluidos corporais e pode evoluir para doenças hepáticas graves. Já a hepatite A, embora menos comum na transmissão sexual, também representa risco em determinadas práticas.

De acordo com o Global Hepatitis Report 2024, da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais são a segunda maior causa infecciosa de mortes no mundo, empatadas com a tuberculose. São 1,3 milhão de mortes por ano, apesar da existência de vacinas eficazes e tratamento disponível.



Vacinas para prevenção

  • HPV (Papilomavírus Humano):
  • Proteção: contra tipos de vírus associados a cânceres de colo do útero, pênis, ânus, vulva, orofaringe e verrugas genitais.
  • Indicação: recomendável antes do início da vida sexual, mas também disponível para adolescentes e adultos em situações específicas. No Brasil, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de adultos de até 45 anos.
  • Tipos: bivalente (tipos 16 e 18) e quadrivalente (tipos 6, 11, 16, e 18).
  • Hepatite B:
  • Transmissão: Por contato com sangue e fluidos corporais, incluindo relações sexuais.
  • Calendário: parte do calendário infantil, mas adultos não vacinados devem receber as três doses.
  • Proteção adicional: indiretamente protege contra a hepatite Delta.
  • Hepatite A:
  • Transmissão: embora menos comum, pode ocorrer em práticas de sexo oral-anal.
  • Recomendação: disponível em alguns calendários vacinais e recomendada para grupos de risco.

Para Richtmann, é urgente que mais pessoas compreendam a importância da prevenção. “A vacina é uma medida simples, acessível e salva vidas. Atualizar o calendário vacinal é um passo concreto que pode ser dado agora.”


https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2025/marco/vacina-e-a-medida-mais-eficaz-de-prevencao-contra-o-hpv

https://bvsms.saude.gov.br/oms-soa-alarme-sobre-infeccoes-virais-por-hepatite-que-ceifam-3-500-vidas-por-dia/

 


 


Mais Visitados Férias De Julho: Vacinação Em Dia É Essencial Para Aproveitar Melhor Sua Viagem , Cinco Vantagens Da Prescrição Digital De Medicamentos , 1 Em Cada 6 Brasileiros Usa A Doctoralia Para Cuidar Da Saúde , No Mês Da Criança, Cresce O Alerta Para Queda Na Vacinação Infantil Até 2030 , Vacinação: Uma Estratégia De Proteção Contra Demência E Doenças Cardiovasculares

Veja outras matérias

Explorando a Versatilidade dos Filamentos PLA, ABS, PETG e TPU da 3DProcer para Impressão 3D Importância e força do empreendedorismo feminino Guia Completo de Bancos e Agências Carta Contemplada Permite Compra De Carro Antes Do Natal Com O Ep "F", Ferato Completa Ciclo De Lançamentos Em Bossa Nova CL anuncia novo Head de Conteúdo DefinaMax: O Suplemento Ideal para o Seu Emagrecimento VALENTINA SPERB PROTAGONIZA CAMPANHA PARA O HOSPITAL DE AMOR BRT ao redor do mundo: conheça exemplos de sucesso Longa-metragem "Roberto Kahane e a Câmera do Dr. Salim" estreia no dia 1º de Junho no Teatro Amazonas Acessos Brasil: Leve Seu Site Ao Topo E Seja Visto! Como O Mobile Commerce Pode Impulsionar As Vendas Do Varejo Gordura Na Barriga: Quando Deve Ser Motivo Para Consultar Um Médico? Dia Mundial da Saúde: a importância da data e seu propósito Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda Mês do cinema - Confira grandes nomes da TV e cinema nacional que já se aposentaram ou faleceram Os Casos Mais Icônicos De Sherlock Holmes E Suas Adaptações Famosas Ucl Pernanbuco: Jovem Chamado Aryel Aldemir Do Interior De Pernanbuco Conquista Titulo Mundial I Se Um Dos Melhores Do Pais.. Tv Tambaú Sbt E Zedia Firmam Parceria Para Oferta De Mídia Programática Na Tv Aberta Conheça o Beatmaker TL no Beat Prefeitura De Piatã Inicia Construção De Estações De Tratamento De Água Com Apoio Da Cbpm E Brazil Iron Corrupção Esportiva E Suas Implicações No Brasil Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica Detetive Particular Jones Explica Como As Investigações Se Adaptaram À Era Digital
O texto acima "No Amor E Na Saúde: Quais Vacinas Tomar Para Garantir A Saúde Entre O Casais?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais